CUIDAR DA VIDA ... CRESCER COM AMOR

PROJETO PEDAGÓGICO 2016

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E JOGOS –

UMA FORMA LÚDICA DE APRENDER E VIVER A INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Lema:

LEMA DA ESCOLA:

"Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto."

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Quando começar


Retirada das Fraldas

Quando Começar?
Para iniciar o processo de retirada de fraldas a criança deve ser capaz de:
• Sentar por 5 a 10 minutos;
• Caminhar;
• Falar;
• Tirar suas roupas, que devem ser de fácil manuseio (com elástico);
• Compreender os termos utilizados para nomear urina e fezes;
• Entender que existem locais apropriados, socialmente aceitos, para suas eliminações;
Seguir instruções.

A maioria das crianças aprende a controlar voluntariamente a eliminação de urina e de fezes durante o dia entre 2 anos e 2 anos e meio.
A maioria das crianças que começam a ser ensinadas quando ainda não estão prontas não
aprendem e podem apresentar distúrbios no controle da eliminação da urina e das fezes.



Orientações para o início do aprendizado :
Primeira etapa:
• Deixe a criança escolher o penico.
• Coloque o penico em locais onde a criança costuma brincar. Ela pode brincar com o penico, desde que não o use como chapéu. Ele ainda não será usado para suas eliminações.
• Nos primeiros contatos com o penico, estimule a criança a sentar com roupa.
Segunda etapa:
• Passe as eliminações das fraldas para o penico e depois para o vaso sanitário, com a ajuda da criança.
• Deixe a criança com cueca ou calcinha e estimule-a a tirá-la quando for sentar no penico.
• Quando a criança começar a usar o penico, coloque-o no banheiro. Troque a criança quando as fraldas estiverem com eliminações.
• Meninos e meninas aprendem primeiro sentados. Quando completar o aprendizado, o menino deve ser estimulado a ficar de pé para urinar, imitando o pai e outros meninos.
Terceira etapa:
• Adaptar o vaso sanitário para que a criança fique equilibrada ao sentar, firmando os pés no chão e não contraindo a musculatura.
• Crianças devem ser acostumadas a usar qualquer banheiro.
• Evite, ao máximo, protelar a eliminação de fezes ou urina. Leve a criança ao banheiro sempre que ela tiver vontade.

As crianças apresentam variações nas suas próprias habilidades e é fundamental respeitar seus limites.
As faixas de idade relacionadas com a aquisição de novas capacidades são flexíveis e individuais!!!
É importante que a criança seja orientada da mesma forma na creche e em casa!!!
A idade ideal para a retirada de fraldas é entre 2 anos e 2 anos e meio!



O que pode prejudicar o processo?
• A retirada de fraldas pode ser feita em qualquer época do ano. É fundamental respeitar o desenvolvimento da criança.
• Não comece o aprendizado de fraldas antes dos 2 anos.
• Não existe doença que se pegue em banheiros com as mínimas condições de higiene, portanto, leve a criança ao banheiro mais próximo sempre que ela precisar.
• Não se deve lavar a criança toda a vez que ela for ao banheiro.
• Deixar a criança com fraldas ou calças sujas NÃO ajuda para que ela aprenda mais rápido a controlar as eliminações.


Perguntas mais freqüentes
• Crianças acima de 2 anos e meio que já sabem usar o penico, mas ainda não conseguem retardar a micção e estão sempre com uma "rodelinha " de urina na calcinha. Esta situação é normal? Após o aprendizado podem ocorrer "acidentes" num período de até 6 meses, mas se a criança está sempre com a calcinha molhada deve ser investigada.
• Minha filha usa o penico durante o dia, mas ainda urina algumas vezes na cama e por isso precisa usar fraldas à noite. A aquisição do controle diurno e noturno não ocorre ao mesmo tempo?
Não, a aquisição do controle noturno ocorre aproximadamente 6 meses a 1 ano após o diurno. Até os 5 anos de idade é normal que a criança urine algumas vezes na cama. Para que esses "acidentes" não ocorram freqüentemente deve-se diminuir a quantidade de líquido dado para a criança à noite.
• Tenho 2 filhos, uma menina e um menino. Parece que o processo da retirada de fraldas com o menino está sendo mais demorado. Isso acontece com os meninos?
A aquisição do controle voluntário das eliminações ocorre mais tarde nos meninos. Além disso, o processo de retirada de fraldas durante a noite também é mais prolongado.
• É normal que uma criança entre 2 anos e 2 anos e meio peça para ir ao banheiro após ter feito as eliminações nas fraldas?
Sim, esta criança está no início do processo de retirada de fraldas. É importante, neste momento, que o cuidador retire as fraldas da criança e passe as eliminações para o penico e após para o vaso sanitário com ajuda da criança, sempre fazendo uma associação verbal entre o penico e o vaso sanitário.
• Quem deve iniciar o ensino para a retirada de fraldas, os pais ou os professores da creche?
É indiferente, desde que as condutas em casa e na creche sejam iguais.
• O que fazer se estivermos num lugar onde não há banheiro e a criança precisa urinar ou evacuar?
Encontre algum lugar e apare a criança. Nunca deixe a criança "segurar" a micção ou a evacuação. Em certas ocasiões, como numa viagem, a criança pode fazer uso da fralda, mas deve ser explicado que aquela é uma situação especial porque não haverá banheiro no caminho e que, assim que chegarem ao destino, a fralda será retirada, pois então poderá fazer suas eliminações no banheiro.
• Devo tirar as fraldas da criança quando vai tomar banho de piscina ou de mar?
Sim, até porque ficará extremamente desconfortável para a criança tomar banho com as fraldas encharcadas. Após o banho, recoloque as fraldas normalmente.
• Devo acordar a criança à noite para urinar?
Pode-se observar o horário aproximado que a criança urina na cama e levá-la todas as noites por volta desse período para urinar.
• O processo da retirada de fraldas é dificultado com o uso de fraldas descartáveis?
Não. O que pode acontecer é que os pais queiram tirar mais cedo as fraldas devido a pressão econômica, mas quanto ao processo é indiferente o tipo de fralda que a criança esta usando. Para que a criança consiga retardar a micção ela precisa ter a sensação de bexiga cheia, não de fralda molhada.

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