Brincar e Aprender
1. Brincadeiras de adivinhações são excelentes para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de idéias;
2. Brincar com água é uma necessidade para todas as crianças nervosas ou difíceis e altamente benéfico para as crianças em geral;
3. Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza;
4. Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e auto-domínio;
5. Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar;
6. Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.
1. A criança adquire noções concretas e exatas do mundo que a rodeia por meio de exercícios sensoriais.
2. Os jogos educativos destinados a exercitar os sentidos constituem um valioso auxiliar.
3. Nada melhor para exercitar os sentidos do que pôr a criança em contato direto com a natureza, fazendo-a observar as árvores, flôres, pássaros, etc.
4. É útil o exercício que tem a finalidade de obter uma maior destreza e agilidade das mãos.
5. Entre dois e cinco anos é um período de desenvolvimento muito importante da vida humana.
6. Nesta idade a criança não só vê, escuta, como tem a necessidade de apalpar.
7. Para a criança não basta que lhe diga onde se encontra um determinado objeto, ela necessita vê-lo, apalpá-lo para tomar conhecimento de sua existência.
8. Para exercitar o sentido do tato nada melhor que a prática do modelado e do recorte.
9. Abotoar, amarrar, raspar, puxar, bordar, tecer, trançar, enfiar contas são excelentes exercícios.
10. Os jogos e exercícios sem auxílio da vista, isto é, com os olhos vendados são meios eficazes para identificar e distinguir superfícies ásperas e lisas, tecidos finos e grossos, lã e sêda, forma e tamanho.
1. Para desenvolver o sentido da vista é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade de cores;
2. A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo;
3. Para desenvolver a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir;
4. Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes, etc.;
5. A música ocupa papel de destaque entre as atividades aconselhadas para educação do ouvido;
6. Acompanhar com palmas, os diversos ritmos de uma música conhecida, é um excelente exercício;
7. Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança a reconhecer flôres pelo seu perfume;
8. Para educar o gôsto é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções tais como: Sal e açúcar - Laranja e limão - Doce, salgado e amargo;
9. Todos esses exercícios são meios práticos de educação dos sentidos.
Exercícios com material:
Saquinhos de areia:
§ Saquinhos espalhados pelo chão, correr livremente entre os mesmos, a um sinal assentar.
§ Andar e correr com o saquinho sobre a cabeça.
§ Em pé, em frente aos saquinhos saltar para frente, para trás, para frente, para trás, para a esquerda, para a direita.
§ Lançar o saquinho para cima, bater uma palma e pegar.
§ Trocar de mão elevando uma perna do chão.
§ Trocar de mão cruzando o saquinho entre as pernas.
§ Saquinhos no chão, abaixar e pegá-lo ora com uma mão, ora com a outra.
§ Jogar o saquinho dentro de um alvo.
§ Assentados bater palmas em variados tempos, batendo no saquinho.
§ Jogar o saquinho para o colega pegar.
Bola:
§ Picar a bola no chão, à vontade.
§ Picar e segurar.
§ Picar a bola no chão com bastante força.
§ Andar com a bola presa entre os joelhos.
§ 4 colunas que se defrontam,os dois primeiros alunos saem “quicando” a bola até o 1º aluno da coluna oposta, entregando-o, este, picando-a. entrega ao 2º , assim sucessivamente.
§ Bola ao túnel – por cima – por baixo.
§ Duas colunas, arremessar a bola ao colega de frente.
§ Arremessar a bola de costas.
§ Arremessar a bola ao colega quicando-a com bastante força.
§ Duas fileiras, pernas afastadas, passar a bola entre as pernas até o último.
§ Jogar a bola para o colega rolando-a pelo chão.
§ Jogá-la na parede e pegar.
§ Jogar para cima e pegar.
Bastões:
§ Segurar o bastão com as duas mãos, soltar e pegar antes de cair.
§ Flexão do tronco para trás.
§ Flexão do tronco para a esquerda, para a direita.
§ Bastão acima da cabeça, abaixar atrás nas costas.
§ Bastão as costas, fazer rotação e flexão do tronco.
§ Passar as pernas (entre os) sobre o bastão.
§ Saltar num pé só, perna apoiada no bastão.
§ Barquinha.
§ Deitados, braços estendidos atrás, levantar tocando o bastão na ponta dos pés.
§ Mesma posição passar o bastão sob as pernas.
Banco Sueco:
§ Andar sobre o banco (correr).
§ Andar de costas.
§ Andar de quatro apoios.
§ Correr e saltar com apoio das duas mãos.
§ Correr e saltar com apoio de um só pé.
§ Saltar com os pés juntos.
§ Salto do sapo sobre o banco.
§ Saltar com meio giro caindo agachado e com as mãos apoiadas no banco.
§ Saltar com um pé em cima do banco.
§ Saltar com meio giro caindo agachado e com as mãos apoiadas no banco.
§ Subir e descer do banco ao comando.
§ Correr a vontade ao redor do banco, ao sinal assentar sobre o mesmo.
§ Passar por baixo dos bancos.
Colchões:
§ Assentar apoiando as mãos no solo, progredir para frente (caranguejo).
§ Progredir para trás.
§ Mãos no chão, saltar no lugar elevando as pernas.
§ Deitados elevar as pernas atrás até tocar com os pés no solo...
§ Ponte.
§ Carrinho de mão.
§ Carrinho de mão fazendo rolamento no colchão (chão).
§ Rolamento para frente.
§ Rolamento para trás.
§ Cambalhota.
Pneu:
§ Rolar o pneu andando.
§ Rolar o pneu correndo.
§ Apostar corrida com o colega rolando o pneu.
§ Colocar os pneus no chão e as crianças vão pulando com os pés juntos dentro dos pneus.
§ Brincar de coelhinho quer toca (pneu).
§ Fazer um túnel unindo vários pneus e as crianças passam dentro.
Corda:
§ Pular a corda parada.
§ Pular a corda fazendo cobrinha no chão.
§ Pular a corda balançando.
§ Pular altura amarrando a corda em diversas alturas.
§ Pular corda sozinhos, e com 2 pessoas batendo para a criança.
§ Brincar de cabo de guerra.
2. Brincar com água é uma necessidade para todas as crianças nervosas ou difíceis e altamente benéfico para as crianças em geral;
3. Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza;
4. Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e auto-domínio;
5. Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar;
6. Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.
1. A criança adquire noções concretas e exatas do mundo que a rodeia por meio de exercícios sensoriais.
2. Os jogos educativos destinados a exercitar os sentidos constituem um valioso auxiliar.
3. Nada melhor para exercitar os sentidos do que pôr a criança em contato direto com a natureza, fazendo-a observar as árvores, flôres, pássaros, etc.
4. É útil o exercício que tem a finalidade de obter uma maior destreza e agilidade das mãos.
5. Entre dois e cinco anos é um período de desenvolvimento muito importante da vida humana.
6. Nesta idade a criança não só vê, escuta, como tem a necessidade de apalpar.
7. Para a criança não basta que lhe diga onde se encontra um determinado objeto, ela necessita vê-lo, apalpá-lo para tomar conhecimento de sua existência.
8. Para exercitar o sentido do tato nada melhor que a prática do modelado e do recorte.
9. Abotoar, amarrar, raspar, puxar, bordar, tecer, trançar, enfiar contas são excelentes exercícios.
10. Os jogos e exercícios sem auxílio da vista, isto é, com os olhos vendados são meios eficazes para identificar e distinguir superfícies ásperas e lisas, tecidos finos e grossos, lã e sêda, forma e tamanho.
1. Para desenvolver o sentido da vista é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade de cores;
2. A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo;
3. Para desenvolver a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir;
4. Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes, etc.;
5. A música ocupa papel de destaque entre as atividades aconselhadas para educação do ouvido;
6. Acompanhar com palmas, os diversos ritmos de uma música conhecida, é um excelente exercício;
7. Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança a reconhecer flôres pelo seu perfume;
8. Para educar o gôsto é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções tais como: Sal e açúcar - Laranja e limão - Doce, salgado e amargo;
9. Todos esses exercícios são meios práticos de educação dos sentidos.
Exercícios com material:
Saquinhos de areia:
§ Saquinhos espalhados pelo chão, correr livremente entre os mesmos, a um sinal assentar.
§ Andar e correr com o saquinho sobre a cabeça.
§ Em pé, em frente aos saquinhos saltar para frente, para trás, para frente, para trás, para a esquerda, para a direita.
§ Lançar o saquinho para cima, bater uma palma e pegar.
§ Trocar de mão elevando uma perna do chão.
§ Trocar de mão cruzando o saquinho entre as pernas.
§ Saquinhos no chão, abaixar e pegá-lo ora com uma mão, ora com a outra.
§ Jogar o saquinho dentro de um alvo.
§ Assentados bater palmas em variados tempos, batendo no saquinho.
§ Jogar o saquinho para o colega pegar.
Bola:
§ Picar a bola no chão, à vontade.
§ Picar e segurar.
§ Picar a bola no chão com bastante força.
§ Andar com a bola presa entre os joelhos.
§ 4 colunas que se defrontam,os dois primeiros alunos saem “quicando” a bola até o 1º aluno da coluna oposta, entregando-o, este, picando-a. entrega ao 2º , assim sucessivamente.
§ Bola ao túnel – por cima – por baixo.
§ Duas colunas, arremessar a bola ao colega de frente.
§ Arremessar a bola de costas.
§ Arremessar a bola ao colega quicando-a com bastante força.
§ Duas fileiras, pernas afastadas, passar a bola entre as pernas até o último.
§ Jogar a bola para o colega rolando-a pelo chão.
§ Jogá-la na parede e pegar.
§ Jogar para cima e pegar.
Bastões:
§ Segurar o bastão com as duas mãos, soltar e pegar antes de cair.
§ Flexão do tronco para trás.
§ Flexão do tronco para a esquerda, para a direita.
§ Bastão acima da cabeça, abaixar atrás nas costas.
§ Bastão as costas, fazer rotação e flexão do tronco.
§ Passar as pernas (entre os) sobre o bastão.
§ Saltar num pé só, perna apoiada no bastão.
§ Barquinha.
§ Deitados, braços estendidos atrás, levantar tocando o bastão na ponta dos pés.
§ Mesma posição passar o bastão sob as pernas.
Banco Sueco:
§ Andar sobre o banco (correr).
§ Andar de costas.
§ Andar de quatro apoios.
§ Correr e saltar com apoio das duas mãos.
§ Correr e saltar com apoio de um só pé.
§ Saltar com os pés juntos.
§ Salto do sapo sobre o banco.
§ Saltar com meio giro caindo agachado e com as mãos apoiadas no banco.
§ Saltar com um pé em cima do banco.
§ Saltar com meio giro caindo agachado e com as mãos apoiadas no banco.
§ Subir e descer do banco ao comando.
§ Correr a vontade ao redor do banco, ao sinal assentar sobre o mesmo.
§ Passar por baixo dos bancos.
Colchões:
§ Assentar apoiando as mãos no solo, progredir para frente (caranguejo).
§ Progredir para trás.
§ Mãos no chão, saltar no lugar elevando as pernas.
§ Deitados elevar as pernas atrás até tocar com os pés no solo...
§ Ponte.
§ Carrinho de mão.
§ Carrinho de mão fazendo rolamento no colchão (chão).
§ Rolamento para frente.
§ Rolamento para trás.
§ Cambalhota.
Pneu:
§ Rolar o pneu andando.
§ Rolar o pneu correndo.
§ Apostar corrida com o colega rolando o pneu.
§ Colocar os pneus no chão e as crianças vão pulando com os pés juntos dentro dos pneus.
§ Brincar de coelhinho quer toca (pneu).
§ Fazer um túnel unindo vários pneus e as crianças passam dentro.
Corda:
§ Pular a corda parada.
§ Pular a corda fazendo cobrinha no chão.
§ Pular a corda balançando.
§ Pular altura amarrando a corda em diversas alturas.
§ Pular corda sozinhos, e com 2 pessoas batendo para a criança.
§ Brincar de cabo de guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário